Se o Outubro Rosa é a ação alusiva a prevenção e combate ao câncer de mama, o Novembro é Azul e trabalha com a conscientização da prevenção ao câncer de próstata, que é celebrado no dia 17/11. Durante o mês, é intensificada a campanha e reforçada a importância do exame e de alguns hábitos para tentar evitar a doença. Este é o tipo de câncer que mais atinge a população masculina e representa 30% dos casos de câncer em homens.
No dia 14 de novembro, o educador físico Luis Eduardo Wearick Silva, orientador do grupo de saúde Viver Bem da Unimed Porto Alegre, esteve na Fundação Corsan para ministrar a palestra saúde do homem. Para começar e aquecer, o educador físico, Deiverson Fraga, da Oxidação, fez a ginástica laboral de uma forma um pouco diferente. Todos funcionários ficaram sentados e em sincronia realizaram os exercícios propostos.
Na sequência, Luis começou sua explanação e destacou a importância do ser humano ser protagonista da sua saúde. Luis lembrou que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença. Ou seja, ter saúde é mais sobre nossa capacidade de funcionar do que sobre ter ou não alguma patologia.
É fundamental sempre destacar que cada caso é um caso, mas alguns cuidados são necessários como manter bons hábitos de vida, isso inclui ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e que auxiliem a mente, ter qualidade de sono, relações sociais e controlar o consumo de álcool e cigarros.
Ao questionar o público, verificou-se que os funcionários da Funcorsan se importam com a saúde e qualidade de vida, visto que mais da metade disse que pratica alguma atividade física. Luis reforçou também que conhecer o corpo e consultar com especialistas é um fator que colabora caso haja o diagnóstico de câncer de próstata. Salientou ainda alguns programas da Unimed que motivam e auxiliam a população a aprimorar seus hábitos de vida. Se você já faz tudo isso, perfeito. Caso não faça, comece hoje mesmo, aos pouquinhos, até tornar parte da sua rotina.