Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Via @saudegovrs

 

Preparação para a limpeza de áreas, residências e locais atingidos

  1. Evite o contato direto da pele com a lama, principalmente se estiver machucada.
  2. Use luvas e botas de borracha. Se não for possível, use saco plástico duplo.
  3. Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama das enchentes, pois podem ficar doentes.
  4. Cuide para não ser atacado por cobra, escorpião ou aranha ao remover o entulho e a sujeira, pois este tipo de animal também foi transportado pela enchente
  5. Cuide para não se arranhar, machucar ou perfurar qualquer parte do corpo com prego ou outro material.
  6. Após o contato com a lama ou água das enchentes , lave bem as mãos e outras partes do corpo expostas com água limpa e sabão para evitar infecções e doenças.
  7. Certifique-se de estar com a vacinação contra o tétano em dia, especialmente se houver risco de ferimentos por objetos contaminados durante a limpeza pós-enchente.

Remoção da sujeira

  1. Remova o lodo, entulhos e o lixo dos quintais, colocando-os em frente às moradias para serem recolhidos pelos serviços de coleta (quando possível/normalizado).
  2. Utilize escova, sabão e água limpa para remover a lama dos ambientes, utensílios , móveis outros objetos da casa.
  3. Lave utensílios domésticos com água e sabão, e em seguida, prepare uma solução desinfetante, diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml). Mergulhe na solução os objetos lavados, deixando-os ali por , pelo menos, 1 hora.
  4. Lave pisos, paredes, bancadas e quintal com água e sabão. Desinfete, em seguida, com uma mistura de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) na proporção de 200 ml para um balde com 20 l de água limpa , deixando agir por 30 minutos.
  5. Utilize produtos de limpeza com embalagens íntegras e siga as orientações do rótulo.
  6. Não utilize saneantes caseiros ou sem procedência e nunca misture saneantes por conta própria.
  7. Panos e vassouras utilizados na higienização e desinfecção dos locais e dos objetos devem ser descartados após o uso , devido ao risco de contaminação.

Limpeza de mobílias e estofados

Mobílias

1.Antes de iniciar a limpeza, verifique a integridade das mobílias. Se estiverem com a estrutura comprometida, o ideal é fazer o descarte apropriado. Remova o excesso de sujeira e lodo das mobílias comum pano úmido.

  1. Utilize água morna com sabão neutro para limpar as superfícies das mobílias, garantindo que estejam visivelmente limpas.
  2. Para desinfetar as mobílias, você pode usar produtos desinfetantes domésticos que sejam seguros para o tipo de material das mobílias. Certifique-se de seguir as instruções do produto para a correta diluição e aplicação.
  3. Após a limpeza e desinfecção, deixe as mobílias secarem completamente, preferencialmente ao ar livre, um local com boa ventilação e exposição ao sol. Isso ajuda a eliminar qualquer umidade remanescente evita o desenvolvimento de mofo ou bactérias.

Estofados

  1. Antes de iniciar a limpeza, verifique a integridade dos estofados. Se estiverem muito rasgados ou com a estrutura comprometida, o ideal é fazer o descarte apropriado.
  2. Se possível, remova o estofado dos móveis para uma limpeza eficaz.
  3. Se os estofados estiverem secos, utilize um aspirador de pó para remover sujidades e resíduos visíveis.
  4. Lave os estofados com água morna e sabão neutro até que estejam visivelmente limpos.
  5. Para a desinfecção, evite o uso de água sanitária para não causar manchas. Em vez disso, você pode utilizar produtos desinfetantes específicos para tecidos ou estofados.
  6. Deixe os estofados secarem completamente ao ar livre, preferencialmente ao sol, por vários dias, para uma secagem completa.
  7. Caso os estofados fiquem com muitas manchas persistentes ou cheiro de mofo após a limpeza e secagem, o ideal é considerar o descarte.

 

Vestuário , toalhas e roupas de cama

  1. Separe todas as roupas que foram atingidas pela enchente para que não sejam lavadas com as que não foram afetadas.
  2. Deixar de molho as peças na água quente com sabão por ao menos 30 minutos. O ideal é que toda a lavagem seja com água quente.
  3. Após a lavagem, coloque as roupas para secar onde bata a luz do sol e, quando estiverem secas, examine se não sobrou nenhuma mancha de mofo. Se houver alguma marca, repita o processo e, caso não adiante, o ideal é se desfazer da peça.
  4. Certifique-se de que as roupas estejam completamente secas antes de utilizá-las novamente, para evitar o crescimento de fungos e bactérias que possam causar problemas de saúde.

Cartilhas

Cartilha EFP

Canal de vídeos

Confira os últimos vídeos de nosso canal oficial no Youtube
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo