Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça o CrossFit: prática esportiva que vem conquistando cada vez mais adeptos

O CrossFit é uma modalidade esportiva que combina exercícios variados em alta intensidade para promover um condicionamento físico completo e ajuda a adotar um estilo de vida mais ativo. Foi criada por Greg Glassman no início dos anos 2000, nos Estados Unidos. O método é conhecido por sua abordagem inovadora e eficaz para melhorar força, resistência e agilidade.

O programa de treinamento funcional utiliza uma mistura de movimentos olímpicos como levantamento de peso, ginástica e exercícios cardiovasculares. As sessões, conhecidas como WODs (Workouts of the Day), são projetadas para serem desafiadoras e diversificadas, visando à melhoria geral da capacidade física dos praticantes.

Para o educador físico e coach de CrossFit, William Lopes, a variação de estímulos durante os treinos é um dos maiores benefícios da prática para o condicionamento físico. “Em alguns momentos do treino tem a parte de força, mobilidade, movimentos de alta intensidade para que a condição cardiorespiratória seja treinada, trazendo um bom condicionamento físico”, avalia. Ainda para o profissional, um bom condicionamento físico é relevante não apenas para alta performance, mas para o dia a dia. “Fazer atividades como subir escadas, ir ao mercado, brincar com os filhos. O que antes era difícil, se torna mais fácil e prazeroso”, completa.

Esse tipo de atividade é voltada para todas as pessoas, de todas as idades e níveis e respeitar os limites do seu corpo. Ressalta-se a necessidade em ter sempre um bom acompanhamento profissional e respeitar os limites do seu corpo. “Toda prática esportiva tem risco de lesões, mas seguindo sempre as orientações e técnica, é possível se desenvolver”, avalia. As pessoas procuram a atividade por inúmeros motivos. A maioria delas é pela questão da diversidade do esporte e a suas variações, fugindo um pouco do básico dos treinos mais fechados da academia.

Para a microempresária, Natália Nardiello Andrade, 39 anos, a modalidade surgiu em sua rotina através de um convite do irmão. “Ele me convidou para uma aula experimental. O que mais me impressionou foi o quanto essa atividade pode ser adaptada para qualquer tipo de pessoa”, destaca. Praticante da atividade há três anos, mantém uma rotina de treinos para manter a saúde e também se aventura em campeonatos da modalidade.

O CrossFit, além de outros movimentos do mundo fit, tem crescido e levando cada vez mais pessoas para os boxes (local onde se pratica a modalidade). Existe uma cultura de comunidade dentro do CrossFit, o que faz com que seus adeptos se sintam seguros e pertencentes ao seu ambiente junto com os colegas e os coachs. Natália conta que no início precisou superar a vergonha para prosseguir. “Como tinha sobrepeso, meu principal desafio foi superar a vergonha. O que mais me ajudou a superar foi o incentivo dos colegas e do coach. Com o tempo, a perda de peso foi acontecendo e o aumento da resistência física também”, conta.

A empresária destaca que as dificuldades iniciais não devem ser um impeditivo. “Não tenha vergonha, no início tudo parece muito difícil, abuse das instruções dos coachs eles estão ali para te ajudar e principalmente se divirta” completa. William destaca que outro desafio é tentar acelerar o processo e se comparar com pessoas mais experientes. “A comparação com colegas mais experientes, com noção corporal e que conseguem desenvolver melhor a prática faz mal. O fato de aumentar a carga pode machucar e fazer com que a pessoa pare de treinar”, avalia.

Com a orientação adequada e a abordagem correta, é possível colher os benefícios desse treinamento desafiador e integrá-lo de forma positiva na sua rotina.

 

Matéria publicada na Revista Fonte 92 de setembro de 2024.

Cartilhas

Cartilha EFP

Canal de vídeos

Confira os últimos vídeos de nosso canal oficial no Youtube
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo