Novembro chegando e com ele a Black Friday, Natal e período de férias. Neste período, é normal querer presentear, comprar algo que parece uma pechincha e criar memórias. Nem sempre, a situação financeira favorece alguns gastos e muitas pessoas recorrem ao pagamento no cartão de crédito. Porém, é importante saber usar esse tipo de pagamento para que o presente de hoje não se torne um pesadelo amanhã. Confira algumas dicas para ajudar nessa organização:
1. Estabeleça um limite de gastos: antes de usar o cartão de crédito, defina um valor máximo de gastos mensais e certifique-se de que poderá pagar a fatura integralmente.
2. Evite compras impulsivas: pense antes de fazer uma compra com o cartão de crédito. Avalie se é realmente necessário e se você terá condições de pagar a fatura futuramente. Compras quando o estado emocional está abalado podem gerar grandes problemas. Faça para si mesmo algumas perguntas: Eu realmente preciso deste item? Quando vou usá-lo? Por que quero comprar esse item?
- Pague a fatura integralmente: evite pagar apenas o valor mínimo da fatura, pois os juros cobrados podem ser altos e transformar a dívida numa bola de neve.
- Acompanhe seus gastos: verifique regularmente o extrato do cartão de crédito para acompanhar seus gastos e identificar qualquer cobrança indevida. O uso de planilhas pode auxiliar neste controle.
- Esteja atento às taxas e tarifas: leia atentamente o contrato do cartão de crédito e fique ciente das taxas e tarifas cobradas, como anuidade e juros.
- Não empreste seu cartão: evite emprestar seu cartão de crédito para outras pessoas, pois você será o responsável pelos gastos realizados.
- Tenha atenção aos parcelamentos: ao adquirir um bem ou serviço, analise se é bom optar pelo parcelamento. Compras recorrentes como alimentação, medicamentos de uso contínuo serão necessárias todos os meses, então nem sempre o parcelamento será uma opção adequada.
Lembre-se de que o cartão de crédito é uma ferramenta financeira e deve ser utilizado com responsabilidade.
Essas e outras dicas você encontra na nossa cartilha de Educação Financeira e Previdenciária.