Cuidar da alimentação é fundamental em qualquer época do ano. Porém alguns cuidados devem ser redobrados na estação mais quente do ano.
1. Opte por uma alimentação mais leve e equilibrada. Evite o excesso de gorduras, fast food, frituras, bolachas recheadas, pois estes alimentos tornam a digestão mais lenta, mais pesada e dão a sensação de cansaço, sonolência, mal estar e inchaço ao longo do dia.
2. Imponha o fracionamento da dieta. A ingestão de alimentos em pequenas porções, mais vezes ao dia, facilita a digestão e proporciona mais bem-estar e disposição pra atividades diárias.
3. Cuide o consumo de sal, pois ele tende a provocar maior retenção de líquido.
4. Consuma frutas e verduras. Esses alimentos auxiliam a repor a perda de eletrólitos, que são perdidos com o suor.
5. Consuma água. A ingestão é essencial pra redução da retenção de líquidos, regular intestino, desintoxicação do organismo, melhorar a digestão e ajudar a acelerar o metabolismo. A água deve ser calculada de acordo com o peso da pessoa. O cálculo que deve ser feito é multiplicar 35ml pelo peso da pessoa. Algumas pessoas vão sentir mais sede do que sua quantidade recomendada, então ela pode consumir sempre que tiver sede.
6. Na medida do possível evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois ele mexe no equilíbrio hídrico e valor calórico.
Procure sempre orientação de profissionais qualificados e credenciados para curtir a estação da melhor forma.